Você sabia que há diferentes tipos de exames que podem ser realizados para identificar se o paciente está ou não infectado pelo corona vírus?
Quando um paciente apresenta algum sintoma característico da doença, o profissional de saúde poderá solicitar os seguintes exames laboratoriais:
- De biologia molecular, (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) normalmente até o oitavo dia de início de sintomas.
- Imunológico, que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Sendo eles:
- Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA);
- Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos;
- Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA).
- Pesquisa de antígenos: resultado reagente para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno.
Para o caso de pacientes assintomáticos, mas que tiveram contato direto com pacientes que apresentaram sintomas, geralmente são solicitados pela equipe médica:
- Exame de Biologia Molecular com resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
- Exame de Imunológico com resultado REAGENTE para IgM e/ou IgA realizado pelos seguintes métodos: Ensaio imunoenzimático (ELISA) e Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos.
Mas, mais importante do que os tipos de testagem, é obter um diagnóstico seguro e confiável, para que o seu médico possa conduzir um tratamento adequado.